PERIGO: Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com raios no Piauí

 

Os pára-raios são ligados a terra por fios de cobre que conduzem a energia para escoar no solo sem provocar danos ou prejuízos. O sistema de proteção inclui o pára-raios, cabos, conectores, o aterramento e toda a infra-estrutura para que a descarga elétrica não escape antes de chegar a terra. Porém, o sistema só funciona se estiver instalado de forma correta, como recomenda a associação brasileira de normas técnicas. O único profissional habilitado para a instalação é o engenheiro eletricista.

As casas da zona urbana não precisam de pára-raios por estarem protegidas por campos mais altos como árvores ou prédios, mas devem ter um bom aterramento. “As residências e demais equipamentos eletrônicos necessitam de aterramento como uma forma de proteção não só contra os efeitos dos raios, mas também das tensões e porventura outros problemas que ocorram nas instalações elétricas”, explicou o engenheiro eletricista, Francisco Santos.

Além da instalação, os pára-raios devem passar por manutenção periódica . “É evidente que estes sistemas de proteção que não se compõem só de pára-raios, mas de toda uma infra-estrutura de proteção elétrica , necessitam de uma regularidade no que diz respeito a manutenção, verificação de conectores, de soldas, da própria qualidade do aterramento que precisa ser medido e verificada a sua qualidade com relação as normas técnicas vigentes”, diz Francisco.

O raio é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível e de ramificações irregulares, às vezes com muitos quilômetros de distância, conhecido como relâmpago.

 
Vazio

SELA EM LIGA DE ALUMÍNIO PARA CRUZETA

MÃO FRANCESA PERFILADA GALVANIZADA

CHAVE SECCIONADORA TRIPOLAR CC / SB QB Abertura C/ Carga - S/ Base Fusível – C/ Quick Break

CHAVE FUSÍVEL PORCELANA COM FERRAGENS EM LIGA DE ALUMÍNIO 15 KV

BOLSA PORTA BASTÃO MANOBRA